Latest News:
2018-11-29: XigmaNAS 11.2.0.4.6229 - released!

We really need "Your" help on XigmaNAS https://translations.launchpad.net/xigmanas translations. Please help today!

Producing and hosting XigmaNAS cost money, please consider a donation to our project so we can continue to offer you the best.
We need your support! eg: PAYPAL

Firebird 2.5 em Jail no Nas4free 11

Portuguese community

Moderator: luzemario

Forum rules
Set-Up GuideFAQsForum Rules
Post Reply
wandersonfroes
NewUser
NewUser
Posts: 6
Joined: 11 Jun 2015 14:27
Status: Offline

Firebird 2.5 em Jail no Nas4free 11

#1

Post by wandersonfroes » 06 Feb 2018 14:58

Pessoal, to tentando rodar o firebird-2.5 fazendo a instalação via pkg install, a instalação ocorre sem problemas, mas a execução dá esse retorno
ConfigStorage: mutex init error, status = 1

User avatar
luzemario
Forum Moderator
Forum Moderator
Posts: 18
Joined: 08 Jun 2013 16:26
Location: Brasilia, BR
Status: Offline

Re: Firebird 2.5 em Jail no Nas4free 11

#2

Post by luzemario » 18 Sep 2018 21:04

Apesar do XigmaNAS (novo nome do NAS4Free) ser baseado no FreeBSD, é uma distribuição customizada para ser um NAS, não uma versão completamente funcional do FreeBSD, com todos os recursos. Talvez seja melhor usar uma VM padrão do FreeBSD em seu servidor e rodar o FireBird por lá, à parte do XigmaNAS.

Lembro que a base utilizada é uma customização do NanoBSD, assim você terá dificuldades não resolvidas facilmente porque na customização alguns pacotes não são incluídos, nem suas dependências. Assim, mesmo usando "pkg install", algumas dependências vão faltar.

Além disso, instalar um pacote pelo sistema faz com que o armazenamento padrão seja a partição raiz "/", que por padrão não tem muito espaço e é montada somente em leitura, afinal o sistema é tratado como uma espécie de firmware. Se você tentar criar um banco de dados, provavelmente receberá uma mensagem de erro informando que você não pode alocar o armazenamento, ainda mais se for dentro de um jail.

Afinal, qual o sentido de instalar um servidor de banco de dados dentro de um NAS, ao invés de alocar o armazenamento exportado como um compartilhamento de rede?

Sugiro que crie uma VM em outro lugar e use os discos ou pastas remotos providos pelo NAS para armazenar a base de dados. Aí você acessa o arquivo da base à partir da VM do servidor de banco de dados, como qualquer outro arquivo remoto via Samba ou NFS.

Um NAS é concebido para ser um Armazenamento Conectado na Rede (a sigla NAS em inglês), não para ser um servidor de aplicação. O XigmaNAS até poderia ter essa funcionalidade usando os jails, mas os requisitos de um servidor de banco de dados vão além do que é provido por essa interface. Jails no FreeBSD são meros chroots, assim a armazenagem utilizada é a interna e não é possível utilizar nada montado porque o chroot executado não deixa o Jail "enxergar" o "/mnt" real.

É possível fazer? sim. Vale a pena? possivelmente não.
Cheapest Hosting - Bom e Barato! http://www.luzehost.com.br

Post Reply

Return to “Português”